Divagando Devagar

Divagações ocasionais de uma mente reflexiva.

O Segundo Big Bang 5 maio, 2008

Filed under: Rotineiras — INEFFABILE @ 8:24 pm

 

Enquanto o mundo lida com o efeito estufa, guerras, fome, terrorismo, pandemias, diminuição da biodiversidade, superpopulação, dentre outros problemas globais, um problema em potencial de dimensões ainda desconhecidas desenvolve-se longe do conhecimento da maior parte da humanidade: o Grande Colisor de Hádrons (LHC).

O LHC é o maior acelerador de partículas do mundo, com 27km de circunferência. Desenvolvido pela Organização Européia de Pesquisa Nuclear (CERN), na Suíça, o LHC envolve mais de 2000 cientistas de 35 países diferentes. O objetivo maior do LHC é provar na prática modelos da física que nunca foram testados antes, desde a existência de partículas subatômicas elementares, como a partícula de Higgs – também conhecida como partícula de Deus – à lei da simetria e formação de buracos negros.

O maior desafio do LHC no entanto, é simular em laboratório os acontecimentos físicos que precederam e deram origem ao big bang – a grande explosão que deu início ao universo no qual nos encontramos.

Conforme a data de ativação do LHC se aproxima, uma situação que vem sendo especulada é a possibilidade dele realmente produzir um big bang. Caso isso venha a acontecer, o universo tal qual conhecemos será destruído, assim como o nosso planeta e toda a vida que nele existe.

O LHC começará a funcionar este ano e atingirá potencia total em meados de 2009, quando o seu nível de energia terá alcançado o total de 14 tera-elétron-volts (14 milhões de milhões de elétron-volts).

Se o ser humano conseguir produzir um novo big bang, seremos ao mesmo tempo destruidores e criadores do universo. E quando no novo universo uma vida inteligente surgir, seremos para eles então Deus, a causa “inteligente” primária de todas as coisas…
…até eles aprenderem a desenvolver um LHC para acabar e começar tudo novamente.

 

4 Responses to “O Segundo Big Bang”

  1. francisco renis batista alves Says:

    queria saber quais as verdadeiras chances de o pior acontecer, e quando e que realmente vai ocorrer a explosão.

  2. INEFFABILE Says:

    Olá Francisco,
    As primeiras partículas serão colocadas no LHC no final de Julho deste ano e em pouco tempo, a energia dentro do colisor deverá ser de 10 tera eletron-volts.
    Embora existam várias teorias de problemas que venham a surgir resultantes do experimento, as probabilidades deles ocorrerem são ínfimas. Os maiores cérebros do planeta defendem que não haverá energia o suficiente dentro do túnel do colisor para gerar buracos negros ou um big bang, por exemplo.
    De qualquer maneira, se um deles acontecer, transcenderá tempo, espaço e matéria, nós não perceberemos e será como se nunca tivéssemos existido.
    Dá uma olhada na página do CERN – http://lhc.web.cern.ch/lhc. Está em inglês, mas há outras páginas no Google falando do experimento.

  3. […] maio deste ano eu escrevi um pequeno texto a respeito deste experimento, que já é considerado no meio científico global como o mais […]

  4. yasmim Says:

    Se tudo ocorrer bem nesse big ban, será q todos vão deixar de acreditar em Deus! Só sei que eu não!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s