Divagando Devagar

Divagações ocasionais de uma mente reflexiva.

Feito Óleo e Água 26 maio, 2008

Filed under: Meu Querido Blog... — INEFFABILE @ 2:13 pm

 

Há uns dias atrás eu saí para jantar com uma amiga que mora em outra cidade, mas que estava de passagem por Brighton. Eu não lembrava que ela viria naquele dia e como de costume, havia marcado diferentes compromissos com pessoas diferentes, em locais diferentes, nas mesmas horas. Na empolgação dos momentos, eu digo que vou fazer as coisas sem consultar a minha agenda, que sempre fica perdida em algum lugar da minha casa.

Ao receber uma ligação de TP pela manhã confirmando a sua chegada, rearrangei os meus horários e adiei alguns encontros sem problemas. Porém, como a encontrei em um lugar bem próximo a onde mora uma outra amiga querida – MH, achei uma brilhante idéia convidar MH para juntar-se a nós mais tarde em um restaurantezinho brasileiro no centro de Brighton.

MH e TP já haviam se conhecido brevemente em outra ocasião e eu sabia que elas eram bem diferentes uma da outra, em praticamente todos os aspectos. Na verdade, tirando o fato de ambas serem brasileiras, não consigo pensar em nada mais que elas possam ter em comum uma com a outra. Mas, até aí, tudo bem, pois eu também sou muito diferente das duas e nem por isso vejo neste fato um empecilho às nossas amizades.

Lá estávamos eu, TP, seu namorado e MH sentados à uma mesa de restaurante. Todos nós estávamos empenhados na missão de conversarmos sobre qualquer assunto interessante, no qual todos pudéssemos contribuir com alguma coisa. Mas o repertório de temas não poderia ter sido mais infeliz. Embora eu tentasse desviar o foco do papo para algo mais impessoal, eu me encontrei no meio de pessoas que têm pontos de vista fortes sobre as mesmas questões, porém em lados opostos. MH é uma mulher madura, que não tem medo de expor suas idéias e por isso fala o que pensa. TP gosta de uma boa discussão e quando discorda de algo, ela tenta justificar a sua posição ao mesmo tempo que tenta convencer o outro do seu ponto de vista. Aquela combinação foi um tanto dissonante e me senti desconfortável. O meu desconforto veio do fato de ter convidado MH para um encontro que tenho certeza de que não foi legal para ela. Da mesma maneira que expus TP a uma situação onde ela se sentiu ‘alfinetada’.

MH manteve o sorriso no rosto e muito educadamente se retirou da mesa com a justificativa de que teria uma festa para ir. Acho que para TP foi um alívio. Quando MH saiu do restaurante, TP disse: “nossa, essa sua amiga é louca!”. Eu só acenei com a cabeça e disse: “vocês é que são muito diferentes uma da outra”. Com aquela frase eu quis dizer que a culpa pelo ‘desconforto geral da nação’ era minha.

A lição do dia – aprendida de uma vez por todas – foi: óleo e água não se misturam, e não adianta tentar misturar! Não vou mais submeter as pessoas que me são caras às minhas “experiências sociais”, decorrentes da minha própria inabilidade organizacional.

 

Deixe uma resposta

