Divagando Devagar

Divagações ocasionais de uma mente reflexiva.

Palestra de Dadi Janki 30 maio, 2008

Filed under: Reflexão da Semana — INEFFABILE @ 1:06 pm

Ontem assisti uma palestra de uma senhora indiana de 92 anos chamada Dadi Janki.

Dadi Janki é líder espiritual de uma instituição chamada Universidade Espiritual Mundial Brahma Kumaris (no Brasil conhecida como Organização Brahma Kumaris) – www.bkumaris.org.br.

O tema da palestra foi: “O poder de uma mente jovem”.

Primeiramente o que me chamou a atenção foi o fato da palestrante não aparentar 92 anos. Se não estivesse ciente de sua idade, eu diria que ela tem uns 70. A tradutora, que também é uma palestrante, tem 60, embora aparente uns 40.

A palestra foi bem humorada, abordando aspectos espirituais profundos, independentes de qualquer credo ou caminho espiritual.

Segundo a palestrante, a receita para manter a mente sempre jovem, independente da idade física, consiste de:

1) Aprender coisas novas continuamente – de acordo com Dadi Janki, mesmo que uma pessoa tenha estudado bastante ao longo da vida, é preciso estudar mais sempre, seja qual for o objeto do estudo. Ao final de cada dia, cada pessoa deve concluir que aprendeu duas coisas novas (pode ser qualquer informação – receita de culinária, geografia, política, medicina, arte, língua etc). O aprendizado contínuo mantém a mente alerta e em constante evolução.

2) Paixão – as pessoas devem ter pelo menos uma paixão na vida. As paixões de Dadi Janki são aprender, ajudar ao próximo e dividir o conhecimento com o público. As paixões ajudam as pessoas a seguir adiante apesar das adversidades da vida, além de motivarem a aprendizagem e elevarem os níveis de energia.

3) Meditação – focar a mente/ concentrar-se em algo melhora o desempenho do cérebro e estabiliza o seu funcionamento. Em 1978, pesquisadores do Centro de Saúde da Universidade do Texas, após analizarem as ondas cerebrais de Dadi Janki durante alguns dias, concluiram que ela possui o cérebro mais estável do mundo. Segundo ela, estar inteiramente concentrado em cada atividade diária é estar em constante estado de meditação. Isto promove paz interior, aumenta a produtividade e impede que desperdicemos energia com pensamento improfícuos.

Outra questão abordada na palestra foi “preocupação“. Segundo um livro sobre preocupações de autoria de uma inglesa (de Worthing), 90% de todas as coisas com as quais nos preocupamos não acontecem. Embora não conheça o livro e não me lembre do nome da autora (que foi citado algumas vezes durante a palestra), eu acredito plenamente nesta informação (esteja a porcentagem correta ou não). Se apenas 10% de todas as preocupações que tenho em minha vida se tornassem realidade, a minha vida seria uma tragédia mais dramática do que qualquer obra Shakesperiana!

Dadi Janki afirma que as preocupações são pensamentos negativos que desviam a mente da realidade e impedem que nos concentremos nas coisas que realmente precisam de atenção no momento presente. As preocupações drenam a nossa energia e fazem com que o estresse aumente exponencialmente.

Ela mencionou algumas questões do cotidiano:

Se uma pessoa tem uma exame escolar, é melhor que ela se preocupe com o exame ou que se concentre apenas no estudo?

Se uma pessoa tem filhos, é melhor que ela se preocupe se está sendo um bom pai/ mãe ou se concentre nos aspectos que fazem de uma pessoa um bom pai/ mãe?

No trabalho, é melhor preocupar-se com a produtividade ou focar em cada atividade?

A preocupação é uma grande perda de tempo e produz nada a não ser mais preocupações e perda de energia física, mental e emocional. No lugar de preocupar-se é preciso ser mais positivo com relação a todas as situações e ter fé, pois o futuro não existe ainda.

A palestra durou uma hora e muitas outras coisas foram faladas, mas por hora é só.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s