Divagando Devagar

Divagações ocasionais de uma mente reflexiva.

London to Brighton Bike Ride 2008 16 junho, 2008

Filed under: Meu Querido Blog... — INEFFABILE @ 6:48 pm

Ontem participei do maior evento de ciclismo do Reino Unido e possivelmente da Europa – London to Brighton Bike Ride. Eu e minha amiga Kat fizemos parte de uma multidão de 27 mil ciclistas que percorreram cerca de 90km desde o centro londrino até a cidade litorânea de Brighton, onde eu moro.

O caminho foi todo de asfalto, às vezes em avenidas e estradas bem movimentadas; às vezes em lugares de paisagem bem rural, com muitas e muitas ladeiras!

Eu e Kat normalmente pedalamos quase que diariamente para ir à universidade ou ao trabalho, e nos finais de semana procuramos nos preparar para a prova pedalando alguns quilômetros a mais. No mês passado, por exemplo, nós duas participamos de um evento de ciclismo em Dorset , onde percorremos cerca de 40km. Naquela ocasião, completamos o trajeto em 2,5h.

Desta vez porém, levamos 5,5h para alcançar a linha de chegada, o que foi um tempo bem longo. Mas desse tempo total, paramos cerca de 1h para beber água, descansar, relaxar, comer algo e ir ao banheiro.

Durante todo o caminho, o astral dos ciclistas e das pessoas que nos saudavam à beira da estrada foi muito bom e contagiante. Foi muito legal ver centenas de pessoas reunidas ao longo do percurso gritando palavras de incentivo, acenando, oferecendo água e comida. Acho que só quem passou por uma prova física daquelas é que deve saber a importância que tem ver pessoas que você não conhece entusiasmadas com algo que você faz.  Sem dúvidas, o apoio do público ontem foi fundamental. Dentre os espectadores, haviam várias crianças cuja maior diversão foi atirar nos ciclistas com revólveres d’água (água gelada!). Depois de ficarmos totalmente encharcadas, eu e Kat passamos a maior parte do tempo driblando o ataque da criançada.

Quando estávamos já a cerca de 20km de Brighton, havia ainda um morro para atravessar, o ‘temível’ Ditchling Beacon. Ele nem é tão alto assim (248m de altura), mas a estrada que passa por cima dele é íngreme e sinuosa. Imagine ter que pedalar montanha acima depois de ter percorrido nada menos que 70km! Boa parte dos ciclistas subiram o morro empurrando suas bicicletas, mas eu e Kat bravamente pedalamos cada centímetro dele! Tivemos que fazer algumas paradas para recuperar o fôlego, mas não empurramos as nossas bicicletas em nenhum momento.

Ao alcançarmos o topo de Ditchling Beacon, havia um grande aglomerado de gente celebrando a superação do maior obstáculo da prova. Foi quando fomos saudados pela mãe natureza com uma chuva de granizo! Ninguém merecia aquilo! Só nos restou rir da nossa desfortuna. Do topo da montanha vimos o mar pela primeira vez durante todo o percurso e acho que naquele momento todos os ciclista se encheram de motivação para completar o resto do trajeto. Descemos ladeira abaixo gritando de felicidade em meio a chuva gelada e rajadas de vento.

Ao chegarmos em Brighton haviam inúmeras pessoas nas ruas nos aplaudindo e nos felicitando. Na linha de chegada estavam à nossa espera vários amigos e familiares com câmeras e champagne.

Ao ver a linha de chegada bem à minha frente, meus sentimentos eram de puro contentamento e felicidade.

Não foi fácil pedalar aquela distância toda, mas foi uma experência única, a qual pretendo repetir talvez no próximo ano, quando a minha poupança já estiver recuperada😉

Foi super importante para mim saber que eu posso com um esforço daqueles.

 

Deixe uma resposta

