Divagando Devagar

Divagações ocasionais de uma mente reflexiva.

Hábito e Vício 5 agosto, 2008

Filed under: Reflexão da Semana — INEFFABILE @ 12:21 pm

Hábito – do Lat. habitu, estado, modo de ser.

s.m.,
disposição adquirida pela repetição frequente de um ato; maneira usual de ser; uso; costume; vestes de um frade ou freira.

Vício – do Lat. vitiu.

s.m.,
hábito de proceder mal; costume censurável ou condenável; costumeira; hábito prejudicial; defeito; libertinagem; ação indecorosa que se pratica por hábito; viciação; erro; dolo.

 

Todos os dias de manhã, enquanto asso torradas na tostadeira e esquento leite no microondas, eu ligo o meu computador para checar meus e-mails. Às vezes mudo esse hábito levemente, adiando ou alterando a ordem das coisas. Seja como for, eu preciso (e gosto) de cafeína de manhã, assim como adoro ler as mensagens que chegaram de um dia para o outro em minhas caixas postais.

Após ler as mensagens, acesso o Orkut para ver se me deixaram algum recado. Dependendo do tempo que me resta antes de sair de casa, dou uma lida na página do UOL e no O Globo online.

A minha rotina lembra a letra da música “Cotidiano“, do Chico Buarque. Não pela semelhança dos fatos, mas pela repetição de eventos; todo dia eu faço tudo sempre igual.

Há muitos acontecimentos novos e inesperados no meu cotidiano, mas há outros que são sempre os mesmos, pelo simples fato de eu fazer com que eles se repitam diariamente.

Manhã = café forte + torradas + internet

Há umas duas semanas atrás, notei que um amigo meu saiu do Orkut e do Facebook. Intrigada, quando um dia nos encontramos online, resolvi lhe perguntar o por quê dele ter saído das duas comunidades virtuais. Ele então me respondeu dizendo que havia ficado viciado nelas. Todos os dias ele acordava e ia direto para o computador para checar seus e-mails e acessar o Orkut e o Facebook. Ele ficava ansioso para saber das novidades dos outros, ver fotos, etc. O pior, segundo ele, foi se ver procurando por pessoas do passado. Tudo aquilo tornou-se uma necessidade, e como ele não gosta de ter vício algum, ele cortou o mal pela raíz.

Eu me identifiquei com cada palavra!
A carapuça se encaixou bem direitinho na minha cabeça…

Aline: a viciada em internet.

Mas não é tudo na internet que me atrai. Eu não passo horas navegando sem um objetivo. Eu vou às compras, leio e respondo mensagens de e-mail, leio alguns blogs e páginas, faço pesquisa científica, contribuo para a página da minha universidade, vendo várias coisas no eBay, escrevo nos meus blogs e acesso o Orkut, o Facebook e o messenger.

Eu dedico bastante tempo à internet, é verdade. Tempo que poderia ser dedicado à outras atividades. Mas é bem verdade também que eu faço várias coisas diferentes no meu dia-a-dia que não estão relacionadas à internet, como por exemplo, pedalar e malhar.

Minha vida sem internet… Como seria?
Eu não sei… E acho que não vou saber, a não ser que a World Wide Web entre em colapso total algum dia.

Me falta coragem para tomar a atitude que o meu amigo tomou. Eu acredito que poderia ter um efeito benéfico na minha vida, diminuir a importância da internet no meu cotidiano.

Eu tentei eliminar a cafeína do meu café da manhã, apesar das contradições em torno dos benefícios e maleficios desta substância. Como resultado da minha abstinência, eu experimentei náuseas e dor de cabeça. No entanto, quando tomei um cafezinho, fiquei boa de novo.
Então, será que o café é mesmo um hábito prejudicial e, por tanto, um vício?

Eu vou seguir a refletir sobre os meus vícios.
Não se espantem os amigos se constatarem que saí do Orkut, do Facebook, do My Space e do messenger. É possível que isso aconteça, se eu tomar coragem. Continuarei porém, a usar meus e-mails e a escrever nos blogs.

As minhas experiências passadas me lembram que mudar é facil, mas sustentar uma mudança é difícil. Mudar os meus hábitos e, principalmente, eliminar os meus vícios serão desafios a serem superados (ou não).

 

Deixe uma resposta

