Divagando Devagar

Divagações ocasionais de uma mente reflexiva.

O Escocês e a Menstruação 21 março, 2009

Filed under: Rotineiras — INEFFABILE @ 11:01 pm

Eu voltei a dar aulas para tirar uma grana extra. Não é a situação ideal para mim, mas pelo menos tenho ensinado apenas na minha escola favorita.

Há uns dias atrás eu tive que supervisionar a aula de um professor que ainda não é qualificado. Ele está cursando o ultimo ano do PGCE (Postgraduate Certificate in Education) que é essencial para ensinar no Reino Unido.

Foi a primeira vez que eu estive com Dominick ou Mr Mcglynn – para os alunos. Ele: um escocês em seus trinta e poucos, com sotaque forte às vezes engraçado e difícil de entender.

Em nosso primeiro encontro na sala de aula, ele estava pronto para receber uma turma do ano 10, com meninas entre 14 e 15 anos de idade. O tema de sua aula foi “menstruação”, que é um assunto delicado para meninas adolescentes, especialmente se for exposto por um homem.

Com slides ilustrados com figuras, esquemas e textos curtos, Dom – como é conhecido entre os professores – explicou em detalhes o ciclo menstrual humano.

Entre risadas constrangidas e silêncio incerto, as meninas passaram 50 minutos ouvindo Dom explicar sem nenhum senso de humor e com pouco tato, um processo que na prática ele desconhece pela sua ausência de vivência fisiológica.

Ao final da aula, ele comentou comigo que aquela turma normalmente é barulhenta e que ele havia ficado surpreso com o fato das meninas terem permanecido quase todo o tempo caladas. Eu disse que achava que elas talvez tivessem ficado com um pouco de vergonha. Ele enrugou a testa como se não tivesse compreendido a razão delas terem se sentido envergonhadas. Eu não falei mais nada e depois daquela ocasião eu supervisionei Dom em outras duas aulas de Biologia, nas quais ele se saiu bem melhor ao abordar temas como homeostase e osmose. As meninas foram bastante participativas e como ele havia mencionado em nosso primeiro encontro, muito barulhentas.

 

Deixe uma resposta

