Divagando Devagar

Divagações ocasionais de uma mente reflexiva.

Candidata Profissional 5 novembro, 2009

Filed under: Rotineiras — INEFFABILE @ 7:58 pm

Na falta de um emprego estável, ao mesmo tempo que quero me estabilizar financeiramente, não há outra alternativa a não ser me candidatar à diferentes oportunidades de emprego. Preferiria não trabalhar em qualquer coisa, pois já experimentei o que é trabalhar em algo apenas pelo dinheiro: falta conteúdo e deixa uma sensação de vazio.

De faxina na casa dos outros à treinamento de cavalos, já fiz um bocado de coisas desde que vim morar aqui na Inglaterra. No Brasil, eu tive a sorte de sempre trabalhar na minha área profissional como pesquisadora ou educadora. No exterior é diferente, já que nem sempre as qualificações profissionais são comparáveis, além das questões legais envolvendo vistos e da barreira que uma língua estrangeira impõe no início.

Passado o tempo necessário para me tornar fluente na língua inglesa e ter os meus certificados validados, eu dei a minha cara à tapa e me arrisquei no mercado de trabalho inglês, desta vez como bióloga e professora qualificada. Em 2007 consegui o meu primeiro emprego como professora substituta (supply teacher) e cursando poucos meses de doutorado, consegui a minha primeira consultoria na área ambiental. Tudo estava indo bem até chegar a atual crise econômica. No começo eu achei que não iria afetar o setor da educação, mas nos últimos meses as implicações do “credit crunch” ficaram muito claras. O governo inglês cortou parte da verba que, em épocas de normalidade, seria direcionada às escolas e consequentemente agora falta dinheiro para me pagar. A minha bolsa de estudos também foi cortada e por isso nos últimos meses tenho vivido numa pindaíba brutal!

Como não sou de recolher as minhas armas por muito tempo, resolvi me candidatar à todos os empregos disponíveis como professora de biologia e de ciências e aos empregos nas áreas de biologia e ecologia marinha. São tantos os formulários, as cartas de apresentação, correções nos currículos, telefonemas, horas à fio na internet procurando por anúncios de trabalho… Mas até o momento, nada… Ninguém me quis ainda. Virei uma candidata profissional e não faltam amigos pedindo ajuda para delinear suas próprias candidaturas. Parece até às vezes que sou conselheira na área vocacional.

Só posso dizer que é cansativo. É cansativo ser desempregada e não ter dinheiro nem para comprar um agradinho. Mas ‘a esperança é a última que foge’ e enquanto eu tiver energia e neurônios, vou continuar a correr atrás daquela ‘oportunidade de ouro’, que vai tirar os meus dois pés da lama e me colocar de novo no caminho da prosperidade.

Eu sei que sou boa, mas os otários lá fora ainda não sabem…

 

Deixe uma resposta

