Divagando Devagar

Divagações ocasionais de uma mente reflexiva.

Estônia Estonteante 29 julho, 2010

Filed under: Rotineiras — INEFFABILE @ 3:07 pm

A Estônia é um país báltico que fez parte da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas até o ano de 1991, aderindo à União Européia no ano de 2004. Eu quase nada sabia sobre a Estônia até recentemente, quando entrei em contato com pessoas que desenvolvem pesquisas ecológicas na costa estoniana. Meu noivo é um destes pesquisadores e através dele fiz a minha primeira viagem a este país que passei a incluir dentre meus lugares favoritos.

Lá encontrei uma paisagem natural belíssima composta por florestas densas de coníferas longilíneas, lagos imensos, relevo suave e animais diferentes. Adoro a sensação de explorar e descobrir o novo e minha curta passagem pela Estônia trouxe de volta à minha vida o frescor de viajar para conhecer novas partes do planeta.

Conheci um povo muito amigável, divertido e simples, diferente das pessoas que havia conhecido há alguns anos na Polônia e na Rússia. Na verdade, por alguma razão, eu achava que os estonianos seriam semelhantes aos poloneses e aos russos. No entanto, acho sempre muito legal ter a oportunidade de entender melhor as culturas dos países do leste europeu, incluindo a Rússia. Eu ainda sei muito pouco sobre a história e a cultura desses povos, mas cada vez mais me interesso por este universo que parece seguir paralelo ao meu.

Além da natureza e da arquitetura antiga, impressionou-me também a beleza das mulheres estonianas. Elas são lindas, digo, estonteantes! Loiras, altas, olhos claros, dentes perfeitos, esbeltas e sorridentes. Muito diferentes das mulheres do meu país e de outros países da Europa. A etnia delas é muito exótica para mim, assim como a minha é exótica para elas. Ver gente loira de verdade e bonita é raridade, por isso adorei observar aquelas pessoas tão diferentes e naturalmente belas. Os homens são bonitos também, principalmente se comparados aos russos e escandinavos, que considero feios. Altos, atléticos, loiros, de olhos azuis… Não são o meu tipo, mas amo ver e conviver com gente bonita. Quem não gosta?

A Estônia tem menos de 1 milhão e meio de habitantes espalhados em uma área pouco maior que a do Estado do Rio de Janeiro, que tem uma população de 17 milhões. Acho que essa densidade demográfica baixa faz com que a Estônia ofereça horizontes que apaziguam o espírito, onde se pode caminhar por horas à fio sem encontrar viva alma. Muitos dos encontros na floresta são com alces, renas, ursos, lobos e águias.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s