Divagando Devagar

Divagações ocasionais de uma mente reflexiva.

Máquina Datilográfica 9 fevereiro, 2011

Filed under: Contos D'outra Vida — INEFFABILE @ 9:03 pm

Meu pai me deu de presente uma máquina datilográfica quando eu era adolescente. Ela era portátil e vinha com uma cobertura em forma de maleta. Eu podia carregá-la para todo o canto.

Meus trabalhos escolares eram todos datilografados e muito bem organizados. Era uma época sem corretores ortográficos automáticos e corretivos do tipo Liquid Paper eram ainda coisa rara no mercado.

Eu adorava a minha maquininha, embora ela tenha perdido, eventualmente, a sua importância no meu coração em função de sua inevitável obsolescência.

Ela era feita de metal e plástico de cor cinza claro, com detalhes em vermelho vivo. Meu pai também tinha na época uma máquina, mas a sua era elétrica. Uma belezura! Escrevia muito rápido, mais rápido do que os dedos podiam escrever. Era comum repetir letras enquanto escrevendo, tamanha era a velocidade da máquina. Ela tinha até um corretor automático, quero dizer, podia apagar letras assim como escrever novas sobre a correção. Meu pai, muito zeloso, não deixava os filhos brincarem com o seu instrumento de trabalho. Quando ele não estava em casa, vez ou outra eu ia lá investigar aquela máquina maravilhosa.

Em tempos como os de hoje, quando podemos escrever o que quisermos em teclados minúsculos de um telefone celular ou escrever textos quase infinitos em computadores super-modernos, eu sinto falta daquela minha primeira e única máquina datilográfica. Sua lembrança me traz uma incrível e surpreendente nostalgia. As folhas enganchadas, as teclas emperradas, as letras borradas, minhas mãos sujas de tinta, o aquele odor e som inigualáveis…

Um brinde a ela!

 

One Response to “Máquina Datilográfica”

  1. Nadege da Silva cerqueira Says:

    Minha filha vc é incrivel, com as suas lembranças, me fazendo voltar no tempo lembrando de coisas que vale a pena lembrar e que me fazem chorar. Mas faz parte da vida. Te amo muito por vc ser este ser humano tão maravilhoso e melhor ainda, ser minha filha. Bjsss


Deixe uma resposta

