Divagando Devagar

Divagações ocasionais de uma mente reflexiva.

Katya 12 abril, 2011

Filed under: Meu Querido Blog... — INEFFABILE @ 11:54 am

Em Setembro de 2007, conheci a minha amiga Katya em uma conferencia na Rússia. No ano seguinte ela mudou-se para o Norte da Inglaterra, onde casou-se com um rapaz Inglês chamado Phillip.

Katya é uma mulher super alto-astral e cheia de energia; uma bióloga marinha brilhante com conhecimento profundo de estatística aplicada à ecologia marinha e costeira.
A última vez em que nos vimos pessoalmente, ela veio até Brighton me dar uma ajuda com a análise dos meus resultados do doutorado. Trabalhamos com alguns softwares que até então não tinha a menor noção de como utilizar: PRIMER com PERMANOVA e SPSS.

Desde o nosso primeiro contato, eu me encantei com sua personalidade, espontaneidade e generosidade. Em sua terra natal, ela fez questão de me mostrar o arredores e de discutir os detalhes de sua pesquisa. Ela mostrou genuíno interesse sobre o meu trabalho e ofereceu prontamente ajuda.

Em Ciência, é muito comum encontrar pessoas super envolvidas consigo mesmas, que se acham muito importantes e que se apresentam com ar de superioridade sobre os demais. É uma competição de dar dó! Há muitas pessoas, porém, que são justamente o oposto; mas estas não são tão notadas assim. A Katya pertence ao segundo grupo: cientistas brilhantes que querem contribuir para a ciência, e não parasitá-la.

Após quase dois meses sem contato, há dois dias atrás eu recebi uma mensagem da Katya onde ela me contava que havia sofrido um acidente automobilístico que havia lhe causado um trauma craniano. Ela teve que ser submetida a uma cirurgia cerebral de emergência e por algum tempo ela não pôde andar ou falar direito.

Ao ler sua mensagem meu coração encolheu e eu me senti profundamente triste e surpresa com o que estava lendo. Desde fevereiro eu tentava falar com ela, mas não conseguia e por isso assumi que ela estivesse em Moscou passando um tempo. Não passou pela minha cabeça em nenhum momento que ela poderia estar passando por alguma dificuldade. Esqueci que às vezes coisas ruins acontecem à pessoas boas, mesmo que não entendamos o porquê.

Em sua mensagem ela pedia desculpas por não ter me ligado no meu aniversario, mas justificou dizendo que não havia nenhum telefone por perto e que estava em cirurgia a maior parte do dia. Quem pensaria em dar os parabéns a alguém à iminência de uma cirurgia cerebral???

Logo após ler sua mensagem, nos falamos pelo Skype e vi a imagem da Katya após o acidente. Ela parecia bem diferente, com o rosto ainda inchado e um pouco deformado por causa dos ferimentos e cirurgia. No entanto, ela estava com o mesmo sorriso que é inigualável! Gargalhando aqui e ali, ela reclamou que estava de saco cheio de ter gente cuidando dela o tempo todo, que sentia falta do trabalho e que parecia um monstro. Por outro lado, ela falava que estava contente porque ainda estava viva e que queria exercitar o cérebro ao máximo. Ela disse: “Aline, eu sei que você anda super ocupada com o trabalho, então me manda os seus resultados para eu te dar umas dicas sobre a análise“. Nas últimas semanas ela também tem se dedicado a aprender a tocar o alaúde russo.

É difícil me pôr na situação da Katya, mas a vaga idéia me assusta.
Ela, que sempre me inspirou com a sua inteligência, alegria e generosidade, agora me inspira ainda mais por sua positividade, força e garra.

Peço a você, que leu esta mensagem até aqui, que envia um pensamento ou oração a minha querida amiga Katya, que mais que nunca precisa de energia e força para seguir a diante e realizar os seus sonhos.

 

Deixe uma resposta

