Divagando Devagar

Divagações ocasionais de uma mente reflexiva.

Batidas do Coração 15 maio, 2011

Filed under: Grávida — INEFFABILE @ 11:08 am

Na última quarta tive mais um encontro com a minha midwife (parteira, em português) para uma avaliação de rotina.

Discutimos algumas das minhas dúvidas e, segundo ela, eu pareço estar um tanto ‘ansiosa demais’. A sua observação me surpreendeu um pouco porque não me sinto ansiosa, pelo menos não naquela ocasião.

Lhe disse que achava curioso que havia perdido peso ao invés de ganho. Ela respondeu dizendo que isso é normal no primeiro trimestre e que o ganho de peso provavelmente ocorrerá a partir deste trimestre.
Comentei sobre o sangramento na gengiva, que nunca havia tido antes, sobre o fato de estarmos em busca de uma nova casa, sobre o ultra-som morfológico no dia 3 de junho, dentre outras coisas.
Ela calmamente abordou e teceu comentários sobre cada assunto, me confortando com suas palavras.

Quando achei que a consulta chegara ao fim, ela se levantou e disse que iria tentar ouvir o coração do meu bebê com um auscultador. Imediatamente eu vibrei com a surpresa e ao perceber a minha empolgação, ela enfatizou que este procedimento não é comum durante a consulta de 16 semanas e que não é garantido encontrar o coração do bebê nesta fase da gravidez. Ela disse que iria tentar encontrar as batidas do coração do bebê para me deixar mais tranquila.

Deitei na cama de consultas, expus a barriguinha que ela mediu e disse estar com tamanho perfeito! Ela auscultou aqui e ali até que de repente eu ouvi o som maravilhoso das batidas do coração do meu filhote! Tenho que admitir que foi até mais emocionante do que ver o meu filhote durante o primeiro ultra-som. Chorei com aquela emoção indescritível. Quando olhei para o Ray, ele também estava com o olhar marejado e um sorriso do tamanho do mundo.

Eu nunca vou esquecer aquele som e todos os dias por alguns momentos imagino que ouço aquelas batidinhas rítmicas, rápidas, vindas dessa pequena grande vida que cresce dentro de mim.

 

3 Responses to “Batidas do Coração”

  1. Adriana Says:

    Muito lindo. Essa sensação é realmente maravilhosa!!!! Um grande beijo.

  2. Oi Aline!!!
    Quanto a perda de peso no início, tbém fiquei assustada, mas segundo TODOS, é normal!!!
    Pois é, tbém achei muitíssimo emocionante escutar o coração do bebê, mágico e da aquela sensação de paz, de que ele está alí e bem…
    Tu vais fazer teu parto com uma parteira? Como vai ser? Ou é só o termo que usaste?
    bjo e tudo de bom!
    grasi

  3. INEFFABILE Says:

    Oi Grasi!
    Que legal que vc veio ao meu blog🙂
    Aqui na Inglaterra, na saúde pública, a grávida é acompanhada por um clínico geral e uma parteira. A parteira (midwife) faz um curso superior especializado em gestação e parto, e dá suporte para que o parto seja natural. Aqui podemos ter filho em casa, em uma piscina no hospital-maternidade ou normalmente numa cama de parto (não sei como chamam as camas de maternidade). A cesariana é feita apenas em casos de emergência ou pode ser eletiva se o plano for particular.
    A parteira ensina a amamentar, vem te visitar em casa para ajudar com a preparação para a chegada bebê, sugere comidas e bebidas, etc. Enfim, é bem legal. O engraçado é que estamos construindo uma relação interessante. Ela é tipo uma guia pra mim, sabe?
    A única coisa da qual sinto falta é de ultra-sons mais freqüentes. Aqui fazemos apenas dois ou três no decorrer da gravidez. No Brasil faz-se todo mês, não é?
    Grasi, tá sendo muito legal poder acompanhar a sua gravidez também, mesmo de longe, pois não tenho amigas aqui grávidas!
    Vou começar na semana que vem Yoga para grávidas e pretendo fazer um curso pré-natal com o Ray, meu noivo, para aprendermos dicas para a hora do parto, técnicas de respiração e outras coisas que ainda não faço nem idéia!
    Beijocas!


Deixe uma resposta

