Divagando Devagar

Divagações ocasionais de uma mente reflexiva.

Fralda descartável ou de pano? Eis a questão 7 junho, 2011

Filed under: Grávida,Rotineiras — INEFFABILE @ 8:10 pm

Bem, parece que uma criança ao longo dos dois primeiros anos de vida pode usar em média cerca de 5500 fraldas descartáveis.

Segundo alguns dados estatísticos que li em artigos na internet, 2% de todo o lixo produzido em todo o mundo consiste de fraldas descartáveis. Outra informação alarmante é a de que um bilhão de árvores são usadas, no mundo inteiro, por ano, para suprir a indústria de fraldas. Nos Estados Unidos da América, 5ª maior população do mundo, as fraldas descartáveis de bebês são o terceiro produto mais abundante nas lixeiras.

As estatísticas não param por aí: cada fralda demora em média cerca de 450 anos para se decompor no meio ambiente, vulgo lixão.

Por estas razões e outras mais, tenho considerado utilizar fraldas de pano ao invés de fraldas descartáveis. Não dá para fazer reciclagem do lixo, educação ambiental, economia de água e de eletricidade em prol de uma natureza saudável (e limpa) e ao mesmo tempo gerar uma tonelada de lixo em prol da praticidade. Seria, sem dúvidas, uma posição contraditória.

Por outro lado, as fraldas de pano requerem limpeza constante e estômago para lidar com os odores e os ‘sólidos’.

Pelo que tenho visto nos supermercados, as fraldas de pano evoluíram bastante. Hoje em dia, elas não envolvem alfinetes e são feitas com materiais resistentes que não ferem a pele sensível do bebê. Elas também não requerem muito sabão ou amaciante durante a lavagem.

Há no mercado muitas marcas de fraldas descartáveis que se dizem ecológicas. Não sei do que são feitas, mas vale a pena dar uma olhada porque em dias em que praticidade é fundamental, essas fraldas talvez sejam a melhor opção.

 

One Response to “Fralda descartável ou de pano? Eis a questão”

  1. Nadege da Silva Cerqueira Says:

    E ai filhotinha, esqueceu o seu blog? Bjsss


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s