Divagando Devagar

Divagações ocasionais de uma mente reflexiva.

Sobre a Corrupção 4 abril, 2016

Filed under: Reflexão da Semana,Rotineiras — INEFFABILE @ 11:26 am

Nunca falou-se tanto (e tão abertamente) sobre o tema da corrupção no mundo; repito: mundo.
Pode-se dizer que o berço da democracia – Atenas, Grécia – seja também o berço da corrupção política. Aliás, o estado em que se encontra a Grécia atualmente (e há anos), tanto política como economicamente, é deprimente. Lá o nepotismo reside bem no cerne da questão.
Na Europa, outro país que é tido como muito corrupto é a Itália. Do Império Romano à Contemporaneidade, políticos corruptos parasitaram e influenciaram não só a história italiana, como também a do mundo.
Sob uma perspectiva evolucionista e sem idéias preconcebidas, qualquer análise simples da história das sociedades humanas, descortina personagens altamente corruptos que alteraram a trajetória da humanidade irreversivelmente.
Muitas vezes, tiranos e aproveitadores instigaram mudanças que levaram à manifestação de circunstâncias sociais mais justas. Um exemplo disto é a Revolução Francesa, que derrubou o sistema monárquico francês, pondo um fim nos excessos e péssima administração da realeza altamente corrupta.
Mas há também aqueles líderes que conseguiram afundar suas nações tão profundamente, que estas ainda sofrem com as consequências há décadas. Exemplos: Mohamed Suharto (Indonesia), Slobodan Milosevic (Iugoslavia), Alberto Fujimori (Peru) e muitos outros.
Se houver um índice para indicar o nível de corrupção em uma sociedade, este também traduz o grau de seu desenvolvimento da mesma quanto ao bem estar social da população, economia, educação, emprego/ desemprego, igualdade social etc. Não é à toa que os países mais desenvolvidos, tais como a Noruega, Dinamarca e Canadá, sejam também os menos corruptos. Digo menos porque nestes países há também corrupção, por menor que ela seja.
Agora chego ao ponto principal de minha reflexão: a corrupção é inerente à natureza humana, o que a torna praticamente impossível de ser extirpada da sociedade. Apesar de nem todo mundo ser corrupto, quase todo mundo é, seja de uma forma ou de outra.
Creio que o Brasil nunca deixará de ser um país corrupto. Mas creio piamente que seja possível criar um país cada vez menos corrupto. Para tanto, basta apenas superarmos o corrupto dentro de cada um de nós.
 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s