Divagando Devagar

Divagações ocasionais de uma mente reflexiva.

Sobre o suicídio 1 maio, 2016

Filed under: Reflexão da Semana,Rotineiras,Tormentas — INEFFABILE @ 8:32 pm
Tags: ,

Após receber a triste notícia ontem sobre o falecimento de uma amiga que não via fazia mais ou menos um ano, passei o dia de hoje refletindo sobre um assunto que é tabu: o suicídio.

Nos últimos 4 anos, foram três os amigos que tomaram a decisão de encurtar suas vidas. A cada partida, um choque imenso para quem ficou para trás.

Por mais que seja difícil, ou até, impossível, compreender o que passa na cabeça de uma pessoa momentos antes do ato do suicídio, só posso imaginar que a dor e o desespero do suicida sejam tão profundos, que viver torna-se absolutamente insuportável.

Sei que este assunto é altamente complexo, até porque, cada pessoa é um universo único, onde os caminhos sinuosos e confusos da mente e do coração se cortam, se cruzam, se entrelaçam, se abrem e se fecham. Da bioquímica do corpo humano às experiências vividas por cada um de nós, não há nada 100% sabido, muito menos garantido. Quando a gente menos espera, vem a notícia…

Meus três amigos eram pessoas alegres e cheias de vida! Como esperar?! Poderia eu ou alguém tê-los ajudado? Poderia algo ter sido feito para evitar tais tragédias?

A Guiana, país vizinho ao Brasil, possui o maior índice de suicídio do mundo. Neste ranking triste, figuram países muito pobres e muito ricos. A Organização Mundial de Saúde considera o suicídio uma pandemia, já que houve um aumento de 60% de casos nos últimos 45 anos.

Enfim, como disse, é um assunto muito triste e, por isso mesmo, percebo que seja uma espécie de tabu. Porém, se há algo que possa ser feito para ajudar as pessoas que consideram tirar a própria vida, seja por qual motivo for, creio que o primeiro passo seja conversar abertamente sobre esta questão.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s